Adicionar legenda |
Sinopse
Este estudo abordado no documento
vídeografico pretende destacar a importância
do Programa UCA - Uma Alternativa Pedagógica – Hipertexto, permeando o
trabalho com atividades interdependentes. Nesta pesquisa foram utilizados os
temas, o hipertexto como elemento construído, para auxiliar no ensino
aprendizagem através das novas tecnologias e das mídias. O estudo teve como
objetivo geral, avaliar qual a importância do programa UCA (um computador por
aluno) na aprendizagem dos alunos da 8ª série da EEF Profesora Sônia de
Oliveira Zani, quanto ao uso da internet e construção de hipertextos em sala de
aula. Os objetivos específicos foram: 1º)Investigar de que forma o professores
vêm usando a internet em sala de aula na construção do hipertexto. 2ª)
Verificar qual o melhor método na utilização do hipertexto com alunos do ensino
fundamental. 3º)Identificar os benefícios que a mobilidade do uso do
equipamento (UCA) oferece em sala de aula na mediação pedagógica. 4º)Verificar
em que disciplina é trabalhada a metodologia hipertexto com o uso da internet
no programa UCA. 5º)Observar nos planejamentos dos professores em que momento
as mídias são utilizadas como ferramenta pedagógica. Para o desenvolvimento da
atividade, destaca-se a pesquisa
bibliográfica sobre a temática escolhida, bem como a realização de uma
intervenção - pesquisa de campo - através de um questionário aplicado aos pais,
aos docentes e aos alunos da Escola Fundamental profª Sônia de Oliveira Zani. O resultado das
intervenções proporcionou-nos a compreensão da prática educativa, permeada por
intencionalidade educativa que pode partir de acontecimentos inesperados, como
a utilização das mídias através de novas tecnologias. A pesquisa abordou a
importância da preparação do docente para trabalhar com os alunos através do
Programa UCA, na busca por conhecimentos quantitativos e qualitativos para os
alunos durante o processo da aprendizagem.
Com
a pesquisa aqui realizada, conclui-se que o programa UCA, veio inserir os
usuários no cenário contemporâneo digital. Tal propósito está seguindo seu
curso em proporcionar aos estudantes, familiares e docentes um vasto leque de
oportunidades e vivências, aproximando o currículo ao cotidiano dos sujeitos
envolvidos no processo de ensino aprendizagem com as mídias.
O
computador em sala de aula incentiva o mediador a inovar a metodologia de
trabalho, leva os discentes a viajar no mundo da imaginação e criatividade,
principalmente em visitar diferentes contextos digitais como hipertextos,
links, sites, blogs, vídeos e imagens.
Nesse
propósito, é de suma importância citar planejamento e formação continuada,
fatores que habilitam a equipe de docentes e coordenadores em organizar as
ações participativas e colaborativas que o projeto exige. Para um bom
andamento, é preciso todo um preparo do espaço físico, intelectual e social
para saber avaliar e trabalhar o programa e suas metodologias no cotidiano
escolar. Professores, gestores e alunos necessitam estar em constante formação
para atualizar-se com a realidade.
Palavras chave: Programa UCA, Mídias, Novas Tecnologias, Hipertexto.
Olá, Jussani. Legal o seu trabalho de pós em Mídias na Educação! p.s.: Não consegui abrir o vídeo. Tutora Anna.
ResponderExcluir