quarta-feira, 25 de março de 2015

UCA - Uma Alternativa Pedagógica – Hipertexto

Adicionar legenda

       Sinopse



   Este estudo abordado no documento vídeografico pretende destacar a importância do Programa UCA - Uma Alternativa Pedagógica – Hipertexto, permeando o trabalho com atividades interdependentes. Nesta pesquisa foram utilizados os temas, o hipertexto como elemento construído, para auxiliar no ensino aprendizagem através das novas tecnologias e das mídias. O estudo teve como objetivo geral, avaliar qual a importância do programa UCA (um computador por aluno) na aprendizagem dos alunos da 8ª série da EEF Profesora Sônia de Oliveira Zani, quanto ao uso da internet e construção de hipertextos em sala de aula. Os objetivos específicos foram: 1º)Investigar de que forma o professores vêm usando a internet em sala de aula na construção do hipertexto. 2ª) Verificar qual o melhor método na utilização do hipertexto com alunos do ensino fundamental. 3º)Identificar os benefícios que a mobilidade do uso do equipamento (UCA) oferece em sala de aula na mediação pedagógica. 4º)Verificar em que disciplina é trabalhada a metodologia hipertexto com o uso da internet no programa UCA. 5º)Observar nos planejamentos dos professores em que momento as mídias são utilizadas como ferramenta pedagógica. Para o desenvolvimento da atividade, destaca-se a pesquisa bibliográfica sobre a temática escolhida, bem como a realização de uma intervenção - pesquisa de campo - através de um questionário aplicado aos pais, aos docentes e aos alunos da Escola Fundamental profª Sônia de Oliveira Zani. O resultado das intervenções proporcionou-nos a compreensão da prática educativa, permeada por intencionalidade educativa que pode partir de acontecimentos inesperados, como a utilização das mídias através de novas tecnologias. A pesquisa abordou a importância da preparação do docente para trabalhar com os alunos através do Programa UCA, na busca por conhecimentos quantitativos e qualitativos para os alunos durante o processo da aprendizagem.
Com a pesquisa aqui realizada, conclui-se que o programa UCA, veio inserir os usuários no cenário contemporâneo digital. Tal propósito está seguindo seu curso em proporcionar aos estudantes, familiares e docentes um vasto leque de oportunidades e vivências, aproximando o currículo ao cotidiano dos sujeitos envolvidos no processo de ensino aprendizagem com as mídias.
O computador em sala de aula incentiva o mediador a inovar a metodologia de trabalho, leva os discentes a viajar no mundo da imaginação e criatividade, principalmente em visitar diferentes contextos digitais como hipertextos, links, sites, blogs, vídeos e imagens.
Nesse propósito, é de suma importância citar planejamento e formação continuada, fatores que habilitam a equipe de docentes e coordenadores em organizar as ações participativas e colaborativas que o projeto exige. Para um bom andamento, é preciso todo um preparo do espaço físico, intelectual e social para saber avaliar e trabalhar o programa e suas metodologias no cotidiano escolar. Professores, gestores e alunos necessitam estar em constante formação para atualizar-se com a realidade.



Palavras chave: Programa UCA, Mídias, Novas Tecnologias, Hipertexto.

Um comentário:

  1. Olá, Jussani. Legal o seu trabalho de pós em Mídias na Educação! p.s.: Não consegui abrir o vídeo. Tutora Anna.

    ResponderExcluir